Pizza pode ser saudável, sim, senhor!

A pizza está para a dieta assim como a criptonita está para o Super Homem, certo? Errado! Chegou o momento de desmistificar a ideia de que quem faz dieta para eliminar aqueles quilos extras ou procura levar um estilo de vida mais saudável, é obrigado a eliminar esse prato do cardápio.  Além disso, outra boa notícia para os amantes da pizza é que, segundo especialistas da dieta mediterrânea, a dieta mais famosa e eficaz no mundo, este é considerado um dos pratos mais completos. Isto porque a pizza tem como base os carboidratos, essenciais para uma vida saudável e cheia de energia, as proteínas do queijo, os benefícios do tomate e a gordura boa do azeite.

O segredo está na preparação – Como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Ou seja, é possível, sim, comer pizza enquanto se faz dieta. Para isso, é preciso atenção à qualidade dos ingredientes. Uma massa mais fina e, se possível, feita com ingredientes integrais são uma excelente pedida. Isto porque a farinha integral faz com que a glicose seja liberada pelo organismo de forma mais lenta, o que impede que essa seja estocada na forma de gordura no organismo. Assim, para tornar a pizza magrinha, que tal fazer trocas inteligentes? Substituir a muçarela normal – sim, é desta forma que se escreve! – pela versão light, Minas ou ricota temperada, que têm bem menos gordura.

Além disso, que tal fazer a cobertura com fatias finas de abobrinha, rúcula, berinjela ou escarola? Frango desfiado e atum também podem entrar na roda. Ah! E não se esqueça do tomate, que pode ser usado à vontade. Fonte de minerais importantes como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além das vitaminas A, B e C.

Outro ponto importante e bastante defendido pelo chef Patrick Catapano, do Blog L’italiano all’naturale (naturalitaliano.blogspot.com.br) é em relação à qualidade dos ingredientes com os quais a massa é preparada e de como o serviço é realizado. Segundo ele, os consumidores deveriam fazer algumas perguntas antes de pedir uma pizza. ”… E, por fim.perguntar se o pizzaiolo ama aquilo que faz, se para ele cada pizza é uma obra de arte. Se assim for, fique tranquilo e deguste a sua pizza com saúde e prazer”, disse. Ou seja, não há desculpas para não comer pizza. Mangia che te fa bene!

©2018 Expopizzaria | Atacadão

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?